3.1.12

Cinema: Gato de Botas tem como tema a amizade


Se tem um estilo de filme que eu simplesmente amo é animação. Entre as minhas preferidas estão: Procurando Nemo (2003), Ratatouille (2007), Meu Malvado Favorito (2010) e uma que assisti recentemente, mas não é tão recente, Coraline (2009). São histórias leves, envolventes, emocionantes e sempre tem uma lição que toda criança deve aprender e todo adulto deve (ou deveria) lembrar. Gosto de histórias infantis, seja em livros ou filmes e, sendo assim, também sou apaixonada por contos de fadas e seus finais felizes na Disney. Gostando de animações e de contos de fadas, é lógico que eu acabaria amando Shrek. Mas algo engraçado aconteceu. Na época da febre mesmo, eu não assisti aos filmes e não ficava interessada pela história. Só fui assistir aos três filmes pela televisão, porque a minha mãe sugeriu. Eu achava que era uma animação mais sem graça, tão voltada para a comédia que acabaria superficial. Mas foi uma surpresa muito boa! Achei os filmes realmente engraçados (nada forçado), com uma história bacana, referência a contos de fadas de uma forma divertida e com personagens muito cativantes. Como um montão de gente, eu também fiquei apaixonada pelo Gato de Botas! Gostei tanto dos filmes que o quarto e último, Shrek para sempre, eu assisti no cinema em 3D. E foi muito bom.


Quando vi que o Gato de Botas teria um filme só dele, fiquei bastante empolgada com a ideia. E foi assim, nessa empolgação toda, que eu fui assistir a Gato de Botas 3D. Nesse filme, que tem uma pegada um pouco diferente de Shrek, o Gato ganha dois companheiros, o famoso ovo Humpty Alexander Dumpty e a gatinha Kitty Pata-Mansa e, juntos, eles buscam pegar os feijões mágicos dos vilões Jack e Jill. Humpty Dumpty é um personagem que eu já gostava e acho que o conheci quando li Alice no País dos Espelhos (que todo mundo chama de Alice Através do Espelho, que seria a sua tradução mais próxima, mas o livro que tenho chama-se Alice no País dos Espelhos, então assim o chamarei aqui). Eu o achei interessante por parecer meio esquisitão e gostei de vê-lo no filme também, embora seu personagem no filme seja meio irritante e diferente da idéia que tenho dele.

Que fofinho o Humpty Dumpty com essa roupinha dourada!
                                  
Assisti ao filme dublado porque não tinham opções de filmes legendados aqui perto de casa, o que eu acho uma pena. Sempre que animações ficam em cartaz eu tenho uma dificuldade em encontrá-las legendadas e fico meio frustrada. Queria ver a interpretação que Antonio Banderas dá ao Gato de Botas. Minhas cenas favoritas - e sem dúvida as mais engraçadas - eram aquelas onde a graça ficava por conta dos hábitos e do modo de agir do Gato que, obviamente, tiravam sarro das coisas que os gatos realmente fazem, como acontece na cena em que ele persegue a luz de uma lanterninha e no momento em que ele bebe leite (o trailer, ao final do post, mostra essas cenas). Aliás, como eu tenho um gato aqui em casa achei essas cenas bem fofas. ^___^


Certamente que o tema da história de Gato de Botas 3D é a amizade. Mostra os sonhos de infância do Gato e de Humpty Dumpty de conseguirem os feijões mágicos e, a partir daí, toda uma história de confiança, traição, aventura e novas amizades. O que eu posso dizer é que a história é legal de assistir e distrai, mas com a expectativa que eu estava para assistir a um filme protagonizado pelo Gato de Botas, o filme deixa um pouco a desejar, no sentido de que não possui nada que o destaque em relação à outras animações. Ainda assim, é uma boa animação. E animações valem a pena assistir e fazem a gente viajar e se entregar.

 Assista ao trailer para ver as cenas sobre as quais falei: