15.2.12

Coraline


Coraline, descobri após assistir ao filme, é uma animação baseada em um romance de Neil Gaiman. Queria ter assistido a esse filme no cinema porque ele me atrai em todos os aspectos: é uma história infantil, é animação e tem um ar meio gótico. Seu cartaz, assim como o filme todo, é simplesmente lindo e mágico. É uma animação dirigida por Henry Selick, mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993), filme produzido por Tim Burton (que eu adoro).


Bom, além dos aspectos que me fizeram querer ver esse filme, tem uma outra coisa que eu gostei bastante. Pelo olhar e pelos braços cruzados da menina no cartaz pode-se deduzir isso, mas eu só percebi realmente ao assistir ao filme. Coraline é uma personagem feminina com uma expressão que mistura a teimosia e a prepotência, é cheia de personalidade, criativa, inteligente e corajosa. Claro que nem sempre suas escolhas são as melhores, sua teimosia a leva a caminhos não muito bacanas, mas é exatamente isso que torna tudo mais interessante. É uma personagem geniosa, mas bondosa e eu adoro personagens femininas assim. Não gosto quando elas são frágeis e enjoadinhas, sempre precisando de proteção.


A história é a seguinte: Coraline vive com seus pais e os três acabam de se mudar para uma casa nova. Seus pais estão sempre muito ocupados e nunca podem dar atenção ou algum tipo de valor ao que a filha tem a dizer. Entediada e entristecida com a sua vida real, Coraline encontra uma passagem que a leva ao que inicialmente parece ser a vida perfeita - uma espécie de mundo paralelo onde seus pais são divertidos e lhe dão toda a atenção. Além disso, todas as outras coisas que a menina costuma reclamar em sua vida real são ajeitadas no mundo paralelo com a única intenção de agradar a menina. Desde o início, embora perfeito para a personagem principal, nós percebemos que esse mundo novo é bastante esquisito e causa um certo medo: todos lá tem olhos de botões. Aos poucos, essa vida sem defeitos vai se mostrando bastante perigosa. A história é criativa, surreal, fantástica. Coraline é uma personagem muito interessante. Adorei!